Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF determina que o Governo Federal tome as providências para realizar o censo demográfico

Decisão foi prolatada em 28/04/2021

Publicado por Fabiana Campos
há 3 anos

O ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, deferiu liminar nesta quarta-feira para determinar ao Governo Federal que adote medidas voltadas à realização do censo demográfico.

A decisão foi prolatada no bojo de ação cível originária ajuizada pelo Estado do Maranhão contra a União e o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com pedido de tutela de urgência, a fim de que os requeridos formalizassem atos administrativos e alocassem recursos para a realização do censo demográfico neste ano de 2021.

Segundo teor da decisão do relator, “[a] União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de corte de verbas, descumpriram o dever específico de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia de alcance nacional – artigo 21, inciso XV, da Constituição de 1988. Ameaçam, alfim, a própria força normativa da Lei Maior. Surge imprescindível atuação conjunta dos três Poderes, tirando os compromissos constitucionais do papel. No caso, cabe ao Supremo, presentes o acesso ao Judiciário, a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais e a omissão dos réus, impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica”.

Fonte: ACO 3508 TA / DF

#stf #aco3508 #tutelaantecipada #censo #censodemográfico #supremotribunalfederal #marcoaurelio #liminar #ibge #união #estadodomaranhão

  • Publicações20
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-determina-que-o-governo-federal-tome-as-providencias-para-realizar-o-censo-demografico/1199520717

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)